Convite

02/01/2013

Tratamentos auxiliares e cuidados para portadores de Esclerose Múltipla

Posted By: Vania Regina - 03:55

Share

& Comment


Como doença crônica a Esclerose Múltipla demanda cuidados constantes, não só com a correta administração da medicação e seus efeitos colaterais, como também com a rotina, qual pode ser afetada, em consequência de alguma lesão que incapacite em maior ou menor grau o portador. Outro aspecto que merece atenção destes e seus cuidadores são as alternativas de minorar ou auxiliar a enfrentar e administrar os desconfortos da patologia.

 Uma pessoa com EM enfrenta sintomas dos mais variados e às vezes inexplicáveis, quais devem ser encarados sem medo através da terapia medicamentosa, mas também é importante contar com terapias alternativas auxiliares ou complementares, quais desempenham importante papel para superar os incômodos da doença. 

Uma vez que esta, em sua forma mais comum, o tipo surto-remitente, traz progressiva fraqueza nos membros inferiores e superiores, dormências, câimbras, fincadas, dores, fadiga, depressão as terapias ajudadoras mais utilizadas são psicoterapêutica, preferencialmente com um psicólogo que conheça sobre a patologia, Yoga, hidroginástica, fisioterapia, dieta, artes manuais, música.


Dieta e qualidade de vida

A eficácia dessa postura é comprovada pelos números, já que 84% dos portadores tomam mão de tratamento alternativo, sendo 59% optam por encontrar mais qualidade de vida através de uma dieta menos calórica com maior grau de proteína e natural ou vegetariana. Inclui-se aí a tendência de mais da metade utilizar complementos vitamínicos dos mais diversos, como magnésio, ácido lipóico, vitaminas do complexo B12, C, E, ácidos graxos, soja, entre outros.

> Direito dos Portadores de Esclerose Múltipla
Gravidez e Esclerose Múltipla. Existe risco?

Cerca de 30% dos portadores preferem utilizar plantas medicinais como alternativa ao tratamento,  sendo as ervas mais procuradas as chinesas, gingko biloba, valeriana, ginseng, flavonoides, kawa, kawa e outros componentes homeopáticos. Um número aproximado de 32% prefere buscar suporte para enfrentar a patogenia através de terapias chamadas de mente-corpo como yoga, hipnose, entre outras. 

As modalidades de tratamento mais utilizadas pelos pacientes são a homeopatia e as dietas. A prática religiosa também está entre as alternativas buscadas pelos pacientes. Ao redor de 70% dos portadores afirmam que pelo menos uma vez utilizou esse tipo de complemento de tratamento durante o curso da doença.

Benefícios da atividade física

É interessante ressaltar a importância da atividade física para os portadores de Esclerose Múltipla, uma vez que justamente os sintomas da doença pode muitas vezes motivá-los a acomodação e sedentarismo. Por exemplo, a fadiga, que é um dos sintomas críticos da patologia, qual consiste na sensação de cansaço muito superior ao esforço praticado, ela mesma pode fazer com que muitas pessoas deixem de fazer exercícios físicos para se livrar do mal estar. 

Na verdade a fadiga não pode ser motivo para a inércia, o recomendável é que a pessoa não deixe de praticar atividades  físicas, fazendo aquelas de acordo com suas limitações e no ritmo e intensidade de acordo com sua capacidade. A ausência de algum esporte ou atividade desportiva pode ser fator de complicação secundária da doença, já que a fraqueza muscular, afinação dos ossos, alteração cardíaca e sanguínea só irá contribuir e agravar os sintomas da EM, e não irá favorecer em nada o indivíduo, já que quando este precisar, não terá o suporte saudável do restante do corpo.

Lembrando que é de suma importância que todo o programa seja criado e monitorado por um profissional credenciado criando um programa de atividades de acordo com cada realidade de paciente, para que se alcance o melhor resultado individualmente. 

Independente do programa de exercícios é importante ter em mente que é preciso evitar os horários mais quentes para evitar a fadiga, por isso é crucial o acompanhamento profissional para criar e dirigir a programação de atividades. Esses cuidados são ainda mais críticos se a pessoa estiver passando por reabilitação devido alguma sequela resultado de lesão ou surto.



Artes a favor da E.M.

Além de dietas saudáveis, terapia, religiosidade e exercícios físicos, existem também outras alternativas, que para muitas pessoas, não só colaboram no tratamento da EM, como também torna realidade um plano há anos postergado. Estamos falando de atividades ligadas à arte em suas diversas modalidades.

>Prognóstico e Evolução da Esclerose Múltipla
>E.M.- Novos Tratamentos e descobertas

 A musicoterapia é um grande aliado aos portadores da patologia, uma vez que colabora na orientação espacial e corpora, analisar e entender o mundo e a sí mesmo e entender a importância dos relacionamentos na vida. Também propicia relembrar memórias afetivas e entender emoções. São inúmeros os benefícios desse tipo de atividade. 

Muitas pessoas passam anos desejando aprender um instrumento musical, mas devido aos inúmeros compromissos acaba adiando. Muitos portadores com esse histórico vêm no evento da doença a oportunidade de não mais perder tempo e realizar o velho desejo e desfrutar dele ainda há tempo, tendo como benefício adicional força para enfrentar o momento.

Vale lembrar que não só a música, mas também atividades envolvendo criação manual, composição, dança, trabalho voluntário, todas essas são opções altamente positivas para enfrentar e superar os sintomas, progresso da doença e seus desafios.


Entre os cuidados a serem considerados para os portadores de EM estão:


> Programa para realização de atividades rotineiras com o menor gasto de energia, eliminando atividades desnecessárias.

> Intercalar repouso entre as atividades.

> Utilizar apoio no desenvolvimento de atividades como escovar os dentes, curvar, mover objetos, banho, reduzindo o gasto de energia e consequente fadiga.

> Diminuição do tempo de execução das atividades, facilitando sua realização e poupando energia para novas tarefas.

> Para administrar ou aliviar a dor, a utilização de massagem, acunpuntura, meditação, hipnose, terapia fria ou à calor.

> No caso de disfunções sexuais, é importante buscar apoio psicoterapêutico e médico para dar apoio e orientação sobre formas para obtenção de prazer.

> Em pessoas com alteração na capacidade cognitiva a orientação é o uso de agendas, lembretes, assistentes eletrônicos, orientação de terapeuta ocupacional para administração do tempo.


Uma vez que os portadores de Esclerose Múltipla tendem ao isolamento e perda da identidade pessoal, é importante que todas as atividades alternativas não sejam somente contributivas para o bem estar físico, mas também constituam fonte de construção ou fortalecimento da identidade dos pacientes, e que nessa rotina também se construam relacionamentos, interagindo na sociedade e a entendendo como componente importante da mesma. Essa percepção é extremamente benéfica para fortalecer a auto-estima e disposição para prosseguir com as terapias convencionais e alternativas, refletindo em resultados globais positivos para o paciente.

Assine e Siga-nos




Fonte: Literatura especializada disponível na Rede.

6 comentários:

  1. Vânia,
    Vc é um anjo de compaixão!
    Que Deus a abençoe!

    Normand neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sergio. Agradeço sua presença e participação aqui no blog.

      Amém que Deus abençoe a nós todos amigo. Fé e coragem sempre.

      Abraço,

      Vânia Regina - Escleroceito

      Excluir
  2. Olá Normand,

    Agradeço sua visita ao blog.

    Comentários motivadores como o seu, incentivam nossa caminhada de tentar contribuir de alguma forma.

    Abraços, Deus te abençoe.

    Vânia - Escleroceito

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu trabalho de instruir, os portadores de Esclerose Multipla, foi descoberto essa enfermidade em mim há 10 anos, e só depois de 5 anos conseguiram acertar um remédio que eu me adaptasse Acetato de Glatiramer, antes dele eu era a acabada, impotente, sem forças, sem razão, agora raramente um surto, ainda não posso sair sozinha , caminhando pela rua, mas posso ir acompanhada em todos os lugares. Amei o seu blog, Parabéns linda. soniasueli.teixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, seja muito bem vinda neste singelo blog. Agradeço muito sua participação.

      É uma satisfação receber comentários como o seu, demonstrando que é possível ter um a vida feliz e produtiva mesmo com E.M.

      Parabéns pela sua iniciativa de não desistir e buscar um tratamento que se adequasse melhor ao seu organismo. Nós sabemos que os efeitos colaterais de alguns medicamentos são sofridos. Mas Graças a Deus existem alternativas de tratamento, basta ter paciência para testar qual se adapta melhor.

      Você também é linda por fora e por dentro. Eres uma guerreira incansável que sabe que a felicidade é um direito de todos, e que sua parte nela está reservada. Você se posicionou dizendo para si mesmo "eu quero ser feliz e não aceito menos que isso". E sua mentalidade e fé criou um novo futuro melhor.

      Nossos pensamentos e fé positiva constroem nossa realidade futura. Continue assim, nunca pense negativo. Sempre sonhe os sonhos mais lindos e os planos mais altos. Isso só beneficiará seu organismo e sua realidade atual e vindoura.

      Com essa mentalidade, fé e determinação encontraste um tratamento qual lhe possibilitou viver uma vida plena, concretizadora de objetivos.

      Agradeço a Deus por vidas como a sua, pois pessoas que enfrentam desafios pessoais, e não correm ou desistem, são aquelas que fazem do mundo um lugar melhor. Pois ao disseminarem seus exemplos de superação, incentivam novas vidas a lutarem por seus sonhos, transformando mais realidades.

      Espero que voltes sempre aqui no blog, e que possas assinar nosso Feed para acompanhar as novidades direto no seu email. Assim também saberás a data que o novo site com muitas novidades estará no ar. Espero encontrá-la lá também.


      Grande abraço Sonia e que continues essa pessoa cheia de vontade de viver o melhor da vida.

      Que Deus a abençoe plena e abundantemente.

      Vânia Regina - Escleroceito

      Excluir

Deixe seu comentário. Informe seu Nome, Cidade, Estado.

Popular Posts

Copyright © Escleroceito

Designed by Templatezy